facebook

Como alavancar o alcance orgânico no Facebook com o Marketing de Defensores

 

Se você trabalha com Social Media já percebeu que está cada vez mais difícil conseguir um bom alcance para suas postagens sem pagar por isso.

Em meados de 2010, o fenômeno das mídias sociais começou a explodir no Brasil e as empresas correram para criar seus perfis, conquistar (ou comprar) fãs e seguidores. Além de ficar bonito no relatório exibir que a marca possuía milhares de fãs, criou-se a ilusão que essa seria uma audiência “gratuita”. A lógica era, quanto mais pessoas curtirem minha página, mais pessoas serão impactadas.

A partir disso, boa parte dos investimentos (tempo e dinheiro) foram direcionados com o objetivo de conquistar fãs para os canais de redes sociais da empresa, sem muito se preocupar com a relevância desses fãs. Em 2010, a entrega dos posts no Facebook era em torno de 25%. Ou seja, se sua página tinha 1.000 fãs, 250 em média, seriam impactados por seus posts. Olhando assim, não era uma má ideia.

O que aconteceu, foi que o Facebook e outras redes sociais perceberam que as marcas estavam cada vez mais dependentes dessa audiência para poder se comunicar e passaram a diminuir o alcance gratuito. Recentemente, o Facebook alterou seu algoritmo e agora entrega os posts para aproximadamente apenas 2% da base de fãs de uma página.

 

Por que é um erro construir sua audiência no terreno dos outros.

Quando você constrói sua base de contatos em um canal que não é seu, como as mídias sociais, é como se construísse uma casa no terreno de outra pessoa. Você acaba ficando refém e não tem controle sobre o que em teoria seria seu. Foi isso que aconteceu com muitas grandes marcas que possuem milhões de fãs no Facebook, mas tem grande dificuldade em falar com eles.

Como o controle da audiência não está na sua mão, as plataformas de mídias sociais podem fazer o que bem entendem com sua audiência. Foi basicamente o que Facebook fez. Depois das marcas colocarem muito recurso para atrair uma audiência, agora cada vez que precisa falar com essa audiência tem que pagar novamente.

Para evitar esse tipo de problema, é importante focar em construir sua audiência em uma plataforma que seja sua, como uma plataforma de Marketing de Defensores ou até mesmo uma lista de e-mails.

Como conseguir alcance nas redes sociais sem precisar pagar por isso

O jeito mais fácil de conseguir alcance em qualquer rede social hoje é pagar por isso. Em poucos cliques você adiciona um cartão de crédito, escolhe quantas pessoas quer alcançar e pronto. Se você possui um bom dinheiro para torrar e não se importa em ficar refém de uma mídia social, é uma boa alternativa.

Agora, para quem quer otimizar os recursos e aumentar o alcance e visibilidade da sua marca, existe uma solução: Mobilizar os Defensores de Marca.

Na atualização no algoritmo feita em junho de 2016, o Facebook declarou que vai priorizar a publicação de amigos e familiares em detrimento do que é postado por marcas e portais de notícias. O objetivo é exibir o que é mais relevante para as pessoas, ou seja, publicações feitas por amigos e familiares.

O que podemos interpretar com isso é que as marcas só terão um alcance significativo se seus conteúdos forem compartilhados por pessoas. É ai que entra a importância dos Defensores de Marca.

Os defensores de marca são pessoas que gostam da sua marca, do conteúdo produzido e estão dispostos a compartilhar suas publicações em seus perfis de redes sociais.

Pensar e investir em estratégias para mobilizar os Defensores de Marca, pode alavancar o alcance da sua marca nas redes sociais a níveis que você nem imagina.

Enquanto uma página que tem 1 milhão de fãs consegue atingir em média 20 mil fãs, uma marca que conseguir mobilizar 500 defensores de marca poderá atingir 75.000 pessoas.

A conta é simples:

Fã Page = 1.000.000 x 0,02 = 20.000

Defensor da Marca = 500 x 150 = 75.000

A estimativa é que uma página alcance em torno de apenas 2% da sua base de fãs, enquanto uma publicação de um perfil alcança em média 150 pessoas.

Além do alcance ser muito maior, é importante ressaltar a relevância. Um post publicado por um amigo, tem uma probabilidade maior de ser lido, clicado e compartilhado do que um publicado por uma marca.

 

Concluindo…

Não há dúvidas que as redes sociais são canais importantíssimos para as marcas promoverem seus conteúdos, produtos e se relacionarem com seus diversos públicos. Como o alcance orgânico está cada vez mais difícil, investir em uma boa estratégia de Marketing de Defensores é a melhor alternativa para continuar sendo relevante nesses canais.

 

Quer saber como utilizar o Marketing de Defensores? Confira o artigo: Como criar um Programa de Defensores de Marca.

peepi