my starbucks idea

5 Cases que Mostram o Poder do Marketing de Defensores

O Defensor de Marca é uma pessoa que fala positivamente sobre uma marca ou produto em suas redes sociais, para seus colegas, amigos e familiares. O Marketing de Defensores é a especialidade responsável por identificar quem são essas pessoas e motivá-los a defender sua marca.

De acordo com a Forrester, os Defensores de Marca influenciam bilhões de dólares em compras para tudo, desde carros a computadores, quartos de hotel, filmes, software empresarial, e muito mais. Os Defensores de Marca são:

  • 5X mais valiosos do que um cliente médio
  • Gasta pelo menos 2x mais que clientes comuns
  • Mantém seu relacionamento com a marca até 3x mais do que os outros clientes
  • Impacta, em média, 150 pessoas cada vez que defendem um produto nas redes sociais
  • 92% dos consumidores confiam em Defensores de Marca

Tem dúvida se o Marketing de Defensores gera resultados? Confira 5 cases:

AMERICAN EXPRESS

Para promover os cartões de crédito para pequenas empresas, a American Express criou uma comunidade de mídias sociais para os pequenos empresários onde poderiam aprender, compartilhar conhecimento e crescer seus negócios. Eles também criaram uma data especial, o Sábado do Pequeno Negócio. A comunidade atingiu 2.700,000 compartilhamentos, 195.000 tweets e a American Express teve um aumento de 23% em transações de pequenas empresas.

 

SENDGRID

A ferramenta em nuvem de e-mail marketing, criou uma simples oferta para seus clientes compartilharem em suas redes sociais. A empresa motivou que seus clientes compartilhassem um link em suas redes sociais. Quando um amigo da pessoa que compartilhou o link se tornava cliente pagante do SendGrid, ele recebia U$20 em dinheiro e o amigo que contratou o serviço, recebia 25% de desconto no 3 primeiros meses. Após 6 meses de execução do Programa, a empresa conquistou 111% de ROI.

 

STARBUCKS

Desde 2008, MyStarbuckIdea.com tem sido reunido milhares de Defensores de Marca da Starbucks, onde os clientes podem enviar ideias para novos produtos e misturas de café. Ele se tornou um hub, onde os clientes compartilham suas ideias, sugestões e até mesmo suas frustrações. Para lançar um novo produto, a empresa precisa investir milhões de dólares. Com o MyStarbucksIdea, quando esses novos produtos são lançados, já possuem milhões de fãs que ajudam a promovê-los, por se sentirem “donos” do produto, já que contribuíram com suas sugestões.

 

AIRBNB

O Airbnb incentiva que seus clientes indiquem amigos para se tornarem clientes, oferecendo créditos para futuras acomodações. O seu modo de solicitar as indicações é simples e conveniente. Quando os usuários fazem login na plataforma, o Airbnb oferece a opção de importar contatos do Gmail e enviar e-mails personalizados para seus amigos. É a sua principal fonte de aquisição de novos usuários.

 

TESLA MOTORS

A Tesla Motors vem crescendo sua aquisição de clientes através dos seus Defensores de Marca. Para isso, ela oferece diferente níveis de recompensas para os proprietários de Tesla que indicam seus amigos, em quatro categorias:
Principais referências por região: Os clientes que indicaram um maior número de leads qualificados em sua região (América do Norte, Europa, Ásia/Pacífico) foram
recompensados com um Ludicrous P90D Model S e um convite VIP para o evento de inauguração do Modelo 3.

Primeiras 10 indicações por região: O primeiro cliente que indicou 10 contatos qualificados em sua região recebeu um Tesla Powerwall Home Battery instalado

10 ou + indicações qualificadas: Todos os clientes que fizeram 10 ou mais indicações qualificadas foram convidados a participar do evento exclusivo de lançamento do Modelo 3

5 ou + indicações qualificadas: Cada cliente que fez 5 ou mais indicações recebeu um convite para o evento Gigafactory, com todos os custos de transporte inclusos.

A competição era tão intensa neste programa que um Cliente vendeu mais de 188 carros Tesla em menos de 2 meses, o que se traduziu em US $ 16 milhões em novos negócios para Tesla. (Quem precisa de concessionárias de veículos quando se pode ter defensores apaixonados ?)

 

Esses cases demonstram que tanto para B2B, quanto para B2C os Defensores de Marca podem ser fundamentais para o sucesso de uma empresa. Basta saber identificar quem são esses Defensores e criar estratégias para motiva-los.

Quer criar um Programa de Defensores? Aprende nesse artigo!

 

peepi