como gerar leads

Como gerar leads incríveis com o Marketing de Defensores

Muito se fala hoje sobre geração de leads no marketing digital. Muitas vezes, porém, as ferramentas usadas não são adequadas e acabam não gerando contatos de qualidade. E então fica a pergunta: como gerar leads qualificados no marketing? Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de defensores. Quer saber como? Então continue lendo, pois é sobre isso que falaremos nesse post!

A dificuldade de obter leads de qualidade

Leads de qualidade são muito valiosos, mas não é tão simples obtê-los. A forma como as estratégias são construídas frequentemente atraem uma grande quantidade de cadastros de indivíduos que acabam não se tornando clientes. Porém, com o marketing de defensores, se torna muito mais fácil atrair leads de qualidade, porque os visitantes já chegam ao seu site com uma recomendação na qual confiam.

A importância dos defensores na captação de leads

Quando uma indicação vem de alguém confiável, as pessoas têm uma tendência muito maior de levá-la a sério. Considere o seguinte exemplo para entender o motivo. Imagine duas pessoas: uma chega até a página de uma determinada clínica por meio de uma busca no Google e outra chega após a recomendação de um amigo.

A primeira com certeza encontrará diversas outras clínicas em sua busca e tomará sua decisão de acordo com as informações disponibilizadas para ela. Pode ser que opte pela clínica em questão, mas as chances de optar pelas concorrentes ou buscar outras fontes de informação são grandes. O segundo indivíduo, com certeza, ao entrar pela primeira vez no site da clínica recomendada tem uma chance muito maior de se tornar efetivamente um cliente. Ele pode até pesquisar outras clínicas e fontes, mas certamente a recomendação recebida pesará em sua decisão final.

Como gerar leads usando o marketing de defensores

Muitas vezes uma pessoa, mesmo satisfeita com uma marca, não fará uma indicação por conta própria. Por essa razão, o programa de defensores irá estimular que esses feedbacks positivos sejam externalizados. Os leads gerados a partir dessas recomendações têm muito mais chances de se converterem de fato em vendas.

A principal forma de gerar leads de qualidade no marketing de defensores é o chamado referral, ou seja, a referência vinda de um contato de confiança. Esse contato pode ser uma empresa, uma amizade, um colega de trabalho, um familiar, enfim, um contato qualificado que irá inspirar confiança ao dar sua sugestão. Ter uma pessoa assim falando em favor da sua empresa é extremamente valioso, pois os leads que ela pode gerar têm um grande potencial para serem excelentes.

O referral pode gerar consumidores diretos ou visitantes que entram no site com uma predisposição positiva com relação ao negócio. Esse tipo de lead frequentemente traz, além de uma taxa altíssima de conversão, uma probabilidade maior de retenção daquele cliente após a venda ser concluída.

Por isso, vale muito a pena investir no marketing de defensores junto com uma estratégia de leads. A construção de uma boa base de defensores vai fazer com que cada vez mais pessoas cheguem até o site da sua empresa a partir de recomendações e a qualidade dos leads crescerá junto. Um exemplo de como isso pode ser colocado em prática é numa campanha voltada para gerar defensores em redes sociais. Isso com certeza irá garantir resultados melhores do que anúncios pagos feitos nas mesmas redes.

Agora que você já sabe como gerar leads por meio do marketing de defensores, chegou a hora de colocar isso tudo em prática e começar sua própria estratégia de defensores! E para receber mais informações sobre temas relacionados a esse, não se esqueça de assinar nossa newsletter!