Na essência Employee Advocacy é a promoção da marca feita por meio de seus colaboradores. Os funcionários hoje têm extensas redes de amigos, seguidores e conexões através das mídias sociais, por isso disseminar a cultura e o conteúdo fornecido pela empresa se tornou muito mais simples e expressivo.

Como surgiu o Employee Advocacy?

As empresas por muito tempo contrataram seus funcionários apenas com o objetivo de ter mão de obra para executar uma tarefa. Por mais que fossem considerados um ativo muito importante para que o produto fosse produzido e chegasse a mão do consumidor, sua função nunca foi muito além disso.

Os patrões não costumavam ouvir a opinião de seus funcionários, não costumavam valorizá-los e nem os motivar para alcançarem juntos melhores resultados. Outro fator também deixado de lado pelas empresas nessa época, era a rotatividade de funcionários, devido à grande oferta de mão de obra.

Mais tarde descobriu-se que funcionários motivados poderiam produzir mais e então as empresas começaram a criar estratégias para agradar seus funcionários, como por exemplo, a oferta de bônus por resultados, previdência privada, oferta de planos de saúde, descontos em produtos da empresa, entre outras ações.

Hoje percebe-se que apenas isso não é suficiente, tornou-se essencial o engajamento entre o colaborador e a empresa. Envolvê-los no processo como um todo, ouvir sua opinião e encantá-los da mesma forma que se encanta um cliente são estratégias atuais de grande relevância para o sucesso.

Por que é importante engajar os colaboradores?

 

É realmente muito simples: As empresas com funcionários mais engajados conseguem um melhor desempenho. Investindo o tempo para se engajar ativamente, os funcionários podem conduzir a melhores resultados de negócios e construir uma forte lealdade do cliente.

Em algum ponto durante a jornada de compra os potenciais clientes terão alguma forma de interação com um funcionário ao menos. Com base nessa interação, o potencial cliente irá formar as suas primeiras impressões sobre o negócio. Se o cliente encontrar funcionários confusos ou negativos, ele pode não realizar a compra.

Quando, por outro lado, o cliente tem uma interação positiva com um funcionário que é verdadeiramente apaixonado pelo seu produto, a experiência geral do cliente melhora. Isso o leva a recompra, recomendações e os níveis mais elevados de engajamento através da mídia digital e redes sociais.

Desde níveis de produtividade mais elevados até o aumento da motivação, os benefícios do envolvimento dos funcionários são grandes demais para ignorar. Funcionários satisfeitos são essenciais para conquistar novos clientes e clientes atuais. Por isso, a importância do envolvimento dos funcionários não pode ser subestimada, uma vez que afeta os resultados de negócios.

De acordo com um estudo de 2012 feito pela Gallup, que analisou 192 organizações de 49 indústrias e 34 países, o envolvimento dos funcionários afeta alguns resultados de negócios, entre eles:

  • 37% menos faltas dos funcionários
  • 25% menos turnover em empresas com alta rotatividade
  • 65% menos turnover em empresas com baixa rotatividade
  • 48% menos incidentes de segurança
  • 41% menos incidentes de qualidade (produtos defeituosos)
  • 21% aumento de produtividade
  • 22% aumento de rentabilidade

Ter funcionários envolvidos em sua organização se tornou algo extremamente benéfico. E com o aumento da popularidade das mídias sociais, isso se tornou ainda mais fácil.

A importância do engajamento dos funcionários deve estar no radar de todos os negócios, pois, é necessário que as empresas forneçam mais do que apenas um bom produto. Os clientes querem uma boa experiência. E essa experiência muitas vezes é oferecida através dos colaboradores da marca, por isso eles são a cara de qualquer negócio, e devem representar a empresa de forma surpreendente

 

Quais os benefícios do Employee Advocacy?

Quando a empresa consegue engajar seus colaboradores e disseminar sua cultura, fica muito mais fácil de mantê-los satisfeitos, motivados e encantados a ponto de quererem compartilhar com os clientes, amigos e conhecidos seu amor pela marca.

Nesse momento é preciso observar que os funcionários são um dos ativos mais valiosos de marketing que uma empresa pode ter, e se você não está utilizando dessa poderosa ferramenta como parte de sua estratégia, você está perdendo uma grande oportunidade de crescimento mútuo. Uma das formas de agregar valor para seus colaboradores e aproveitar desse ativo de marketing é através do Employee Advocacy.

 

Como implantar o Employee Advocacy em uma empresa?

Para que o Employee Advocacy aconteça é preciso em primeiro lugar que os funcionários se sintam motivados para agir como defensores da marca. Isso requer o desenvolvimento de um ambiente e uma cultura interna que irá permitir o crescimento da estratégia de Employee Advocacy.

Essa cultura deve ser construída através de confiança, liberdade e transparência. A confiança irá motivar o engajamento dos colaboradores, é essencial ter confiança em seus funcionários e acreditar na capacidade deles para atuarem como defensores da marca através das redes sociais, eles precisam sentir que a empresa confia no papel que eles vão exercer, sendo um porta-voz que irá espalhar a mensagem.

Além disso, é preciso oferecer transparência e liberdade ao colaborador para ele sentir-se à vontade para defender a marca. A defesa ou até mesmo uma recomendação deve sempre acontecer de forma espontânea sem que a empresa obrigue o colaborador a agir, sendo transparente com o seu colaborador fica mais fácil para ele perceber e utilizar dessa liberdade.

Com uma estratégia bem planejada e executada de Employee Advocacy, é possível gerar uma exposição positiva da marca, aumentando a consciência dos colaboradores sobre cada produto e também sobre a própria cultura da empresa.

Dentro desta estratégia pode-se apresentar aos colaboradores os interesses internos e externos da empresa, seus objetivos, sua visão e missão, assim fica mais fácil de conquista-los e oferecer a eles a sensação de pertencimento a organização.

Com conhecimento sobre a marca, seus produtos e a cultura da empresa o colaborador torna-se um especialista no assunto, podendo ser um porta-voz confiável para sua empresa e fazendo assim recomendações de seus produtos ou serviços para seus amigos e conhecidos.

O Employee Advocacy veio para agregar valor aos seus colaboradores e ajudar sua marca em desafios que podem ser resolvidos de forma simples quando se tem colaboradores engajados, basta você criar sua estratégia e aproveitar esta poderosa ferramenta.

peepi