marketing de defensores

Marketing de Defensores: O que é e por que adotá-lo

Você sabe por que o Marketing de Defensores é considerado uma das maiores tendências de Marketing para os próximos anos?

Muito se deve pela maneira como as pessoas compram produtos e serviços que mudou drasticamente nos últimos anos. Uma das grandes mudanças é que antes de realizar uma compra, as pessoas querem aprender sobre os produtos e serviços por meio de fontes confiáveis. E as fontes mais confiáveis são outras pessoas.

Hoje ao tomar conhecimento de um produto ou serviço, a primeira reação das pessoas é buscar mais informações

Uma pesquisa da Nielsen revelou que 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos e conhecidos sobre produtos e serviços.

Com esse cenário, o marketing e a publicidade tradicionais já não são a melhor alternativa para as empresas promoverem seus produtos e serviços.

As marcas que mais crescem já se deram conta que criar relacionamentos legítimos com seus públicos é a melhor maneira para promover seus produtos. Essas marcas transformam seus clientes em defensores das suas marcas. Isso é o Marketing de Defensores.

Quantas vezes você foi a um restaurante por que um amigo recomendou?

 

Quem são os defensores de marca?

Podemos definir como um Defensor de Marca aquela pessoa que confia e se identifica com uma uma marca a ponto de estar disposta a recomendá-la as outras pessoas de forma espontânea. São pessoas altamente satisfeitos com a marca.

Sabe aquele amigo que te indicou um restaurante? Ele é um defensor de marca desse restaurante.

Ao falar em defensor da marca é normal imaginarmos clientes. Mas não são somente eles que defendem a marca. Podemos citar 3 principais tipos de defensores de marca:

 

Clientes:

São pessoas que utilizam os produtos e/ou serviços de uma marca e estão altamente satisfeitos. Geralmente eles recomendam os produtos para seus amigos e conhecidos, interagem com a marca nas redes sociais e consomem mais que um cliente comum.

Colaboradores:

Parece óbvio que os colaboradores de uma empresa sejam seus primeiros defensores, mas nem sempre é assim. Colaboradores defensores, também chamados de employee advocates são aqueles funcionários que defendem a marca em seus círculos sociais, declaram sua paixão por fazer parte da organização, indicam a empresa para potenciais futuros colaboradores. São aqueles que dizemos que realmente “vestem a camisa”. Existe uma vertente do Marketing de Defensores especializada nesse público, chamada Employee Advocacy.

Entusiastas:

Existem pessoas que não são clientes e nem colaboradores de uma marca, mas a defendem com paixão, mesmo sem nunca ter consumido os produtos. São pessoas que se identificam com os valores que a marca transmite e por isso passam a acompanhá-la e promovê-la. Um grande exemplo disso é a Ferrari. São pouquíssimas as pessoas que possuem um carro Ferrari, mas possui milhões de fãs em todo o mundo.

 

A importância do Marketing de Defensores

83% dos clientes satisfeitos com uma marca estão dispostos a indicá-la para um amigo ou conhecido, mas somente 29% realmente indicam, segundo um estudo da Wharton School of Business.

É ai que entra a importância do Marketing de Defensores ou Advocate Marketing como é chamado nos Estados Unidos.

Aproximar-se dos Defensores da sua marca e criar estratégias para mobilizá-los e despertar o potencial desses 54% que não estão indicando é o que diferencia as empresas que tem sucesso das que não.

Possuir uma estratégia de Marketing de Defensores bem executada faz com que um número maior de clientes indiquem a marca, compartilhe seus conteúdos, escrevam reviews positivos.

Como as pessoas hoje querem saber as opiniões de outras pessoas sobre um produto antes de comprar, é imprescindível que as marcas tenham pessoas falando positivamente dela, principalmente no ambiente digital.

E quem fala positivamente de uma marca são os Defensores de Marca. Portanto, quanto mais pessoas defendendo sua marca, mais provável que outras pessoas vejam sua marca pela ótica de um consumidor satisfeito e assim se torne um novo cliente.

 

Benefícios do Marketing de Defensores

Construa relacionamentos mais fortes 

O Marketing de Defensores é sobre identificar pessoas satisfeitas e aumentar o engajamento com eles. Conhecer esses defensores ajuda a entender o que é que eles gostam e aplicar isso para todas as pessoas.

Maior rentabilidade

Estudos mostram que um cliente defensor de marca consome até 2x mais que um cliente comum. Manter uma relação próxima e mobilizar seus defensores fará com que consumam mais seus produtos e serviços.

Maior alcance orgânico nas redes sociais

Defensores de Marca compartilham os conteúdos da sua marca e interagem com seus perfis em redes sociais. Com o Marketing de Defensores é possível criar estratégias para motivar seus clientes a propagar sua marca nas redes sociais.

Mais reviews positivos

Ao engajar-se com seus clientes mais satisfeitos, você os tornará ainda mais satisfeitos. Aplicando estratégias de Marketing de Defensores você verá seus reviews positivos alavancarem em sites especializados como TripAdvisor, Yelp, Facebook, Google Meu Negócio, Foursquare, etc.

Conteúdo Gerado pelo Usuário

Sabemos que o conteúdo é cada vez mais importante dentro das estratégias de Marketing. O Marketing de Defensores estimula que seus clientes, colaboradores e entusiastas produzam conteúdo relacionados a marca. São fotos, depoimentos, vídeos. Esse tipo de conteúdo gera credibilidade e reconhecimento para a marca.

Indicações autênticas

Seus Defensores de Marca irão indicar seus produtos e serviços para seus pares. Leads vindos por indicação convertem até 3x mais do que oriundos de outras fontes.

 

Diante de tudo isso, fica claro que o Marketing de Defensores será importantíssimo para as empresas. Quem começar a utilizar a estratégia antes terá vantagem em relação a seus concorrentes.

Quer saber mais sobre Marketing de Defensores? Conheça a Peepi

peepi