monitoramento redes sociais

Como o monitoramento de redes sociais pode ajudar a fidelizar mais clientes?

As redes sociais já são uma realidade para quase todos os mercados e sua importância cresce a cada ano. Uma das formas mais valiosas de aproveitar essa tendência é por meio do monitoramento, já que esses sites armazenam uma quantidade enorme de informações relevantes sobre a sua empresa, os seus consumidores e o seu mercado.

Para você ter uma ideia de como muitas empresas já perceberam o valor do monitoramento, segundo uma pesquisa do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), 46% das empresas monitoram o mercado com a ajuda das redes sociais, 45% observam o comportamento do consumidor por elas e 39% acompanham seus concorrentes por meio dessa prática.

Com o monitoramento de redes sociais você pode melhorar a experiência do seu usuário a partir de dados concretos e com alto índice de credibilidade, já que as pessoas colocam suas opiniões espontaneamente na rede. Vamos dar algumas dicas para você sobre como aprimorar seus serviços com o uso do monitoramento de redes sociais. Vem com a gente!

Saber o que seu cliente quer

Seus clientes estão o tempo todo emitindo opiniões sobre tudo na rede — inclusive sobre a sua empresa. Algumas dessas opiniões podem ser fontes de insights preciosos de oportunidades para o seu negócio, de nichos ainda não explorados ou tendências para o seu mercado. Quem fica atento a essas informações está um passo à frente dos demais.

Diminuir impressões negativas

Toda empresa com o mínimo de tempo de mercado já teve um cliente insatisfeito, uma experiência ruim com um consumidor. E esses clientes falam sobre isso, principalmente nas redes sociais

O problema disso é que lá está apenas o ponto de vista deles da história, que pode ser fiel à realidade ou não. Você monitorar e dar um retorno para esses usuários pode diminuir muito a  sua insatisfação e melhorar a sua imagem para os outros clientes atentos ao caso.

Se relacionar com o seu público

Credibilidade e simpatia são valores muito importantes para um consumidor na hora de ele decidir de qual marca comprar. O seu negócio já ter um bom relacionamento com seu público nas redes sociais pode ser um fator decisivo para ele escolher você.

Acompanhar o mercado

Saber o que seus concorrentes estão fazendo, quais estratégias estão usando, sua reputação: tudo isso pode ser armas poderosas para você explorar seus pontos fracos e aumentar sua participação no mercado.

Muito promissor, não é mesmo? Mas, antes de decidir se irá fazer o monitoramento de redes sociais ou não, é importante que você saiba de três coisas:

  • se você não está monitorando seu concorrente e seu mercado, o seu cliente está;
  • você pode fazer o monitoramento mesmo não fazendo um trabalho de criação de conteúdo para as redes sociais;
  • mesmo não tendo uma página no facebook e afins você está nas redes sociais, pois os seus clientes estão falando de você lá.

Agora é escolha sua saber o que eles estão falando ou fingir que não tem nada acontecendo. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a decidir e, para saber mais como as empresas podem se destacar na internet veja também nosso post sobre  6 marcas que se deram muito bem com a criação de conteúdo pelos clientes.