relacionamento com cliente

Relacionamento com clientes: como fazer

Você já está ciente de que seus clientes são a alma do seu negócio, certo?! Saiba como ter um ótimo relacionamento com clientes!

E é por isso que é importante você se relacionar com eles. O problema é que existem muitas empresas, que simplesmente não compreendem a importância do engajamento e insistem em empurrar vendas goela abaixo de seus clientes.

As marcas de sucesso que tem um ótimo relacionamento com clientes percebem que eles querem interagir com os seus pares e aprender algo de valor – que nunca foi tão fácil graças à tecnologia.

Aqui vão 7 dicas para sua marca ter um excelente relacionamento com clientes:

  1. Desenvolva conexões emocionais

Uma das maneiras mais eficazes para construir conexões emocionais com os clientes é provar que eles estão lidando com uma pessoa real e não apenas com um CNPJ, sem rosto.

Apresente-se, seja por um e-mail, mensagem direta, ou um novo seguidor nas redes sociais, sempre envie uma breve mensagem personalizada para cada cliente.

Inclua a biografia do autor em seu blog, isso irá permitir que seus clientes os conheçam e comecem a construir um relacionamento.

Outra opção válida, é escolher alguém em sua equipe para ser o “rosto” da empresa que irá sempre se relacionar e ouvir os clientes.

  1. Crie uma Comunidade ou Fórum

A principal vantagem das comunidades e fóruns online é que a marca consegue ter relacionamento com clientes diretamente, respondendo às suas perguntas, elaborando discussões relevantes, mantendo-os atualizados e compartilhando informações que eles estão buscando. Estratégias de Marketing de Relacionamento são ótimas para isso.

  1. Realize concursos

Esta é uma forma da marca ganhar visibilidade e ao mesmo tempo engajar seus clientes.

Por exemplo, a marca pode pedir aos clientes para compartilharem nas redes sociais fotos criativas com o produto e o vencedor escolhido recebe um produto ou livre adesão de um ano para o seu serviço. Dessa forma o cliente irá se envolver com a marca, divulga-la nas redes sociais e ainda pode ser recompensado por isso.

  1. Use a tecnologia como aliada

Nós todos sabemos o quão importante a mídia social é para o envolvimento do cliente. Em vez de apenas compartilhamentos de conteúdo ou atendimento ao cliente, por que não usar a tecnologia de mídia social para prever o que os clientes querem?

Lenovo, por exemplo, ouve seus clientes em mídias sociais para ficar em cima das tendências, como preferências de cores para laptops. Ao usar a tecnologia, certifique-se de que está se destacando e não sendo só mais uma marca online.

  1. Faça dos seus clientes uma parte da empresa

Nós todos gostamos de sentir quando somos parte de uma equipe, seus clientes não são exceções. Você pode destacar um cliente fiel a cada mês ou se você acaba de celebrar o seu décimo ano de empresa, comemore com seus clientes.

Isto não só os faz sentir como parte da empresa, como também mostra sua gratidão pela lealdade de seus clientes. Finalmente, você pode convidar seus clientes para ajudá-lo a criar conteúdo ou solicitar depoimentos e feedbacks a eles. Transforme-os em Defensores de sua Marca

  1. Compartilhe conteúdo ou ofertas exclusivas

Fornecer aos seus clientes conteúdos exclusivos, como um estudo de caso, ou 10% de desconto, por ser assinante de sua newsletter,  faz com que eles se sintam exclusivos e dessa forma vão sempre dar prioridade a sua marca também, pelo relacionamento que você vem criando com eles.

  1. Participe de eventos

Participar de eventos online ou off-line em que seus clientes estão presentes e poder compartilhar esta experiência com eles é algo incrível.

Convide seus clientes para assistirem a palestras de sua marca, isso faz aumentar a credibilidade deles em seu serviço ou produto. Procure também oportunidades que você possa conhecer e interagir com seus clientes pessoalmente.

Com clientes engajados ficará bem mais fácil de alcançar a fidelidade deles e transformá-los em defensores de sua marca.

Quer saber como transformar seus clientes em Embaixadores de sua marca? Conheça o Marketing de Defensores.

peepi